Adultos jovens desconhecem seus riscos para doença cardíaca

Problemas de saúde relacionados a doença cardiovascular são uma das principais causas de morte e hospitalização no mundo. Embora os fatores de risco clássicos sejam bem difundidos, muitos pacientes, em especial, as mulheres mais jovens, desconhecem já estar apresentando fatores de risco antes de terem algum problema. Um estudo americano foi realizado para investigar e corroborar essa suspeita.

O jornal do colégio americano de cardiologia conduziu um estudo de 2008 a 2012, com mais de 3500 pacientes, entre 18 e 55 anos, em hospitais americanos e espanhóis. Pesquisadores investigaram a quantidade de fatores de risco e a percepção de risco nesses pacientes que foram hospitalizados por infarto do miocárdio.

Praticamente todos já apresentavam 1 fator de risco (modificável) e 2/3 apresentavam 3 ou mais. Surpreendentemente apenas 53% deles acreditavam estar em risco para doenças cardíacas e apenas 46% relataram ter recebido qualquer tipo de orientação por profissional de saúde acerca desses riscos.

Portanto, fique atento a sua saúde e nos fatores de risco que já foram explanados aqui muitas vezes. Sempre em caso de dúvidas consulte seu médico e mantenha um acompanhamento regular para evitar uma surpresa desagradável.

Referências: Erica C. Leifheit-Limson et al. Sex Differences in Cardiac Risk Factors, Perceived Risk, and Health Care Provider Discussion of Risk and Risk Modification Among Young Patients With Acute Myocardial Infarction. J Am Coll Cardiol. 2015 Nov, 66 (18) 1949-1957. DOI: 10.1016/j.jacc.2015.08.859