Diminuição do risco de demência através de controles de risco 

Muitas pessoas pensam que quando adotam um estilo de vida saudável e cuidam de fatores de risco clássicos associados a hipertensão e diabetes que estão apenas minimizando o risco de eventos cardiovasculares como infarto e AVC. Porém a publicação de um estudo francês sugere benefícios adicionais.

Ele consistiu na análise de mais de 6000 pessoas com mais de 65 anos sem alterações cognitivas e sem problemas de saúde cardiovasculares. Elas foram acompanhadas por aproximadamente 15 anos na França e divididas por uma métrica de saúde que consistia na avaliação de 7 parâmetros: Tabagismo; atividade física; dieta saudável; IMC; Colesterol total; pressão arterial; Glicose em jejum.

O resultado mostrou que os indivíduos que mantinham 5-7 parâmetros em níveis considerados ótimos tiveram menor incidência de demência.  Então fica ai mais um possível benefício para te motivar a levar uma vida mais saudável e levar a serio seu acompanhamento médico.

 

Referências: Samieri C, Perier M, Gaye B, et al. Association of Cardiovascular Health Level in Older Age With Cognitive Decline and Incident Dementia. JAMA. 2018;320(7):657–664. doi:10.1001/jama.2018.11499